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REDAÇÃO FORENSE (reformas ortográficas) - módulo I

07/04/2016

REDAÇÃO FORENSE (reformas ortográficas) - módulo I

A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas
Carga horaria: 12 Horas.

 

Período: Início 07/04/2016 – Término 05/05/2016

Horário: Das 9 às 12 horas (quintas-feiras)

Coordenação: Liem Hani de Alcantara

Valor Total do investimento R$ 270,00 (Incluso valor de matrícula)

Objetivo Geral: Levar o aluno a uma análise crítica de sua prática profissional do ponto de vista de sua capacitação linguística. Habilitá-lo na produção de textos de caráter jurídico, conforme os ditames pré-estabelecidos de forma e conteúdo para o exercício  advocatício. Investigar e refletir sobre a importância do domínio da Língua Portuguesa em geral e da jurídica, especificamente.

Objetivos Específicos: Estimular e desenvolver a capacidade textual do aluno. Proporcionar situações simuladas de sua prática profissional em que seja de fundamental importância a produção de textos de cunho jurídico. Criar situações de produção textual após as quais se possa discutir e reformular os produtos linguísticos, levando em conta padrões da língua culta e jurídicos vigentes. Exercitar pressupostos gramaticais no contexto da produção da respectiva peça textual.

Conteúdo Programático

Elementos da comunicação. Necessidade na redação jurídica.

Tipologia textual: narração, descrição e dissertação na seara forense.

Performance linguístico: narração e dissertação em peças forenses.

Estrutura de paragrafação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Coerência textual. Em especial, no discurso jurídico.

Pontuação: casos e aplicações no texto.

Crase e Regência Verbal.

Casos e aplicações no texto

Tempo verbal para relato de caso.

Casos e aplicações no texto.

Colocação pronominal.

Casos e aplicações no texto

Redação forense: lógica e coerência (Petições diversas)

Metodologia:

O material teórico (sintaxe) é abordado dinamicamente ao texto. O aluno é estimulado a interagir com a temática da aula ministrada mediante o recurso lúdico.

Bibliografia Básica

ALMEIDA, Napoleão Mendes de. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Ed. Saraiva, 2002.

ARIOSI, Mariângela. Manual de Redação Jurídica. Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2003.

GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ed. Ática, 1992.

LUFT, Celso Pedro. Dicionário Prático de Regência Verbal. São Paulo: Ed. Ática

KOCK, Ingedone G. Villaça. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Ed. Cortez

Certificação: Serão certificados os alunos com, no mínimo, 75% de frequência.

PROFESSORES:

Liem Hani de Alcantara *


link lates: http://lattes.cnpq.br/4248259445718629
Minicurriculo: Possui graduação em Curso de Letras-Licenciatura plena:Port./Ing. pelo Centro Universitário FIEO (1985), graduação em Area III-Direito Privado e Processo Civil pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2007).

07/04/2016



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